Glossário
ABNT
(associação Brasileira de Normas técnicas) possui uma norma que rege o campo de instalações elétricas em baixa tensão. Essa norma é a NBR 5410,a qual , como todas as demais normas da ABNT, possuem subseções .As subseções :6.3.3.1.1, 6.3.3.1.2. e 6.3.3.1.3 referem-se aos possíveis sistemas de aterramento que podem ser feitos na industria. Nas residências, o ideal é que tivéssemos tomadas de três pinos, e que o terceiro pino fosse aterrado.
Adsl Sigla de Asymmetric Digital Subscriber Line. É uma tecnologia de Banda Larga que utiliza a linha telefônica para o acesso. O termo Asymmetric no nome indica que as velocidades de download e upload não são iguais.
AMR O Audio Modem Riser é um barramento criado pela Intel para a instalação de placas de som e modem. A grande vantagem é que estes dispositivos são relativamente baratos. Um modem AMR custa algo em torno de U$10,00. os slot AMR aparecem na placa-mãe na cor marrom. Leia mais em Dispositivos AMR.
Antivírus Programa que varre o dísco rígido do computador ou um disquete, para identificar a presença de vírus e eliminá-lo.
Aplicativo Programa executável destinado a auxiliar o usuário na realização de determinadas tarefas num computador, como por exemplo, os processadores de textos (Word) e planilhas (Excel).
Arquivo [Do inglês, Archive]. Conjunto de dados relacionados, na forma de textos, gráficos e imagens, que contém informação organizada e estruturada. Cada arquivo criado e armazenado em disco, deve ter um nome único, ao qual segue-se sua extensão precedida por um ponto.
Aterramento O aterramento é uma medida de segurança que visa evitar transtornos causados em razão das descargas eletrostática. Essa descarga pode surgir da natureza e do ser humano.
Banco de Dados Conjunto de informações armazenadas e ordenadas para consulta imediata por meio de uma palavra-chave.
Barramento É um conjunto de linhas de comunicação que permitem que diferentes dispositivos eletrônicos se comuniquem (ex. Processador, memória e disco rígido).
Barramento Frontal O barramento frontal (ou Front-Side Bus) é o barramento que transporta os dados entre o Processador (CPU) é o chipset da placa-mãe (Northbridge).
Batch(lote)
Pacote de instruções que executa várias ações.
Bit É um dígito binário que pode conter valor lógico 0 ou 1 (também referenciados como falso ou verdadeiro, respectivamente). Dígitos binários são a unidade básica para o armazenamento de informações e comunicação em computação.Um bit pode ser definido como uma variável ou quantidade computada que pode ter apenas dois valores possíveis, 0 ou 1.Bit também é uma unidade de medida e representa um dígito binário. Seu símbolo é a palavra bit ou apenas a letra b (minúscula), sendo a segunda forma a recomendada pelo padrão IEEE 1541-2002.
Blackout Perda total da energia elétrica. Pode ser causado por raios ,acidentes na rede elétrica, como o rompimento de um cabo de alta tensão.
Business case
É o documento que provê a informação necessária do ponto de vista do negócio para determinar se um projeto vale ou não o esforço de um investido.
Byte São múltiplos de bits. Na maioria dos sistemas de computador, existem oito bits em um byte. Um byte é a unidade que a maioria dos computadores usa para representar um caractere
Cachê Pequena área da memória de um computador, que mantém armazenados os dados mais recentes, carregados pela memória RAM , para que sejam acessados mais rapidamente
Cat-6
Também conhecido por Categoria 6, o Cat-6 é o padrão para redes Gigabit (especificação IEEE 802.3z Gigabit Ethernet) e possui retro-compatibilidade com os padrões Cat-5, Cat-5e e Cat-3.
CD Compact Disk. O CD substituiu os disquetes de 3,5" na distribuição de programas e aposentou os disco de vinil. Um CD armazena 650MB de dados ou 72 minutos de audio, tudo em modo digital, ou seja zeros e uns. Leia mais em CD's regraváveis, Cores do CD's graváveis e Drivers de CD ROM.
Chips Circuitos integrados formados por milhões de minúsculos componentes que desempenham uma função específica.
Ciclo de Clock É o sinal usado para sincronizar dois ou mais circuitos eletrônicos.Um sinal de clock (ou relógio) oscila entre dois estados, alto e baixo. A duração em cada um destes estados é definida pelo ciclo de trabalho e costuma ser de 50% para cada estado, gerando assim uma onda quadrada.Circuitos que utilizam o sinal de clock podem se tornar aptos a receber/transmitir dados em qualquer um dos estados ou até mesmo em ambos, como no caso das memórias DDR-SDRAM (veja DDR).
Cluster Um conjunto de setores do HD que são endereçados pelo sistema operacional como uma única unidade lógica. Em outras palavras, um cluster é a menor parcela do HD que pode ser acessada pelo sistema operacional. Cada cluster tem um endereço único, um arquivo grande é dividido em vários clusters, mas um cluster não pode conter mais de um arquivo, por menor que seja. O tamanho de cada cluster varia de acordo com o sistema de arquivos escolhido na formatação do HD. Usando FAT 16 cada cluster tem até 32 KB, usando FAT 32 cada cluster possui apenas 4 KB. Usando NTFS (o sistema de arquivos utilizado pelo Windows NT e 2000) cada cluster possui entre 512 bytes e 4 KB, dependendo do tamanho da partição. Quanto menores forem os clusters, menor será a quantidade de espaço desperdiçada no HD, sobretudo ao gravar vários arquivos pequenos, já que mesmo com apenas 1 byte de tamanho, qualquer arquivo ocupará um cluster inteiro. Leia mais em Sistema de Arquivos.
CODEC COmpression DECompression, uma tecnologia qualquer que converte vídeo e som analógicos em sinais digitais, comprimindo-os a fim de diminuir o tamanho dos arquivos. Um exemplo é o QuickTime.
CPU Central Processor Unit-Unidade Central de Processamento. Pode ser chamado de processador ou microprocessador dependendo do sistema. É o componente fundamental do sistema computacional, responsável por todos os cálculos, decisões e controle do sistema.
Dados Qualquer tipo de informação (em um processador de texto, programa de imagem, etc.) processada pelo computador.
DDR Double Data Rate. Um tipo de memória duas vezes mais rápido que as memórias SDRAM atuais, que vem ganhando popularidade. Veja mais em A memória DDR
Desfragmentação Processo que consiste em rearranjar os arquivos gravados num disco de tal modo que cada um deles ocupe áreas contínuas. Um nível de fragmentação muito alto (arquivos divididos em pedaços) compromete o desempenho do sistema, já que a cabeça de leitura do disco precisa movimentar-se mais para encontrar as informações espalhadas.
Disco Rígido Também chamado de disco fixo, HD ou Winchester. É o local onde são guardadas as informações. Elas permanecem gravadas mesmo quando o computador é desligado. Quanto maior a sua capacidade (medida em megabytes ou já em terabytes), maior é a quantidade de informações que podem ser mantidas armazenadas.
Drivers Itens de software que permitem que o computador se comunique com um acessório específico, como uma determinada placa. Cada acessório exige um driver específico.
DVD ROM É uma unidade de leitura de programas, músicas, filmes ou quaisquer outros arquivos gravados num disco chamado DVD Laser. É muito semelhante ao CD-ROM. Esta unidade também lê discos de CD-ROM.
EISA Extended Industry Standard Architecture, barramento encontrado em algumas placas mãe para micros 386 e 486, que aparece na forma de slots marrons, um pouco mais altos que os slots ISA. Apesar de ser um barramento mais rápido, os slots EISA mantém compatibilidade com placas ISA comuns.
Enic Primeiro computador do mundo pesava aproximadamente 30 toneladas ,era necessário de 20 á 40 homens para funcionar.
FAT File Allocation Table ou Tabela de alocação de arquivos. Num HD armazena a lista dos endereços ocupados por cada arquivo guardado, permitindo que estes sejam encontrados quando necessários.
Fontes de alimentação são responsáveis por distribuir energia elétrica (ACV) a todos os componentes do computador (DCV).è essencial para manter o bom funcionamento do equipamento.
Formatar 1.Determinar a apresentação dos elementos na tela do computador ou de um documento a ser impresso. 2. Dividir um disco rígido ou disquete, em setores e trilhas, de modo a permitir o correto armazenamento de dados. Ao formatar um disco, todas as informações anteriores são definitivamente apagadas.
Fusível
Preteje de sobrecarga de pouca duração
Gabinet
Função armazena e protege o hardware
Gigabyte [De Giga + byte]. Múltiplo do byte igual a 230 ou 1.073.741.824 bytes. Com freqüência é usado como equivalente a um bilhão de bytes. Simb. GB
Hardware [Ing.] (Ferragens). Parte física de um computador e de seus periféricos.
I/O (Entrada/Saída) Entrada são os dados que fluem para o seu computador. Saída são os dados que fluem para fora. I/O pode se referir às portas paralela e serial, ao teclado, ao monitor de vídeo e aos discos rígidos e flexíveis.
Input [Ing.] Designação para a informação enviada para processamento em um computador. Cf. Output.
Jumper Ligação de um ponto a outro em um circuito elétrico; Sistema usado para configuração de placas de circuito como placa mãe, placa de som, etc. Usado para fechar um circuito promovendo a passagem de sinal elétrico.
Linux Sistema operacional, similar ao Unix, de código aberto (Open Source) cujo núcleo foi criado pelo finlandês Linux Tovalds e mantido por uma grande comunidade desde 1991. Linux normlamente se refere ao kernel ou núcleo do sistema que vem acompanhado de diversos aplicativos no que conhecemos como distribuições Linux. Existem distribuições Linux para diversos sistemas computacionais além do "IBM PC Compatible".
Memória Capacidade de um computador de armazenar e processar dados e programas.
Memória Ram Esse componente é responsável pelo armazenamento temporário de dados. Os programas abertos em uso ficam armazenados nele.
Microsoft Empresa líder mundial em softwares para computadores pessoais e empresariais, fundada, em 1975, por Willian (Bill) H. Gates III e Paul Allen
Mouse Pad [Ing. Pad (almofalda)] Superfície, geralmente de material plástico, sobre a qual o mouse desliza.
Multímetro Aparelho usado para medir corrente elétrica (DCA), tensão contínua (DCV), tensão alternada (ACV) e resistência elétrica. Existe dois tipos de multímetros :analógico e o digital (Visor de cristal liquido).
No-Break Garante o suprimento de energia caso haja um blackout, garantindo ao usuário uma autonomia de tempo para gravação e desligamento com segurança do sistema. Portege o hardware contra queda de voltagem, surto, pico de energia, ruído, e blackout.
Overclock [Ing.] Técnica que consiste em alterar as configurações da placa-mãe e do processador para que operem a uma freqüência acima da especificada pelo fabricante, a fim de aumentar a capacidade de um microcomputador.
PDF Portable Document Format, o formato de arquivo utilizado pelo Adobe Acrobat. Permite inclui texto, fontes e imagens num arquivo protegido
Pentium É o processador da Intel mais usualmente comercializado no mercado. Fica localizado na placa-mãe e é o responsável pelo processamento dos dados do computador.
Pico de energia é um aumento considerável e instantâneo na voltagem. Esse pico pode penetrar em equipamentos eletrônicos, danificando-os e destruindo componentes.são causados normalmente por raios ou quando na energia retorna após um blackout (falta de energia).
Placa mãe É a parte mais importante do computador. Ela gerencia toda a transação de dados entre a CPU e os periféricos.
Queda de voltagem são pequenas quedas de tensão de curta duração, geralmente causadas pela ligação de diversos aparelhos elétricos e eletrônicos ligados concomitantemente. Aparelhos de ar condicionado, geladeiras e chuveiros são geralmente os vilões mais comuns.
ROM Read Only Memory. Existem vários tipos, usada para guardar dados que não precisarão ser alterados
Roteador Dispositivo responsável pelo encaminhamento de pacotes de comunicação em uma rede ou entre redes. Uma instituição, ao se conectar à Internet, instala um roteador para conectar sua rede local (LAN) ao ponto-de-presença mais próximo.
Ruído Também conhecido como interferência eletromagnética. Os ruídos são causados por muitos fatores, raio, transmissores de radio, equipamentos industriais, motores elétricos. Podem ocorrer intermitente ou cronicamente.
Scanner Equipamento capaz de captar a imagem de uma página impressa, desenho ou fotografia, para ser gravada, transferida ou editada no computador. Suas principais características são a resolução e o número de cores.
Servidor Computador central, em uma rede, responsável pela administração e fornecimento de programas e informações aos demais computadores a ele conectados. O mesmo que host.
Shell [Ing.] (Concha) Parte de um software responsável pela comunicação entre o usuário e o sistema operacional.
Silício Elemento químico de número atômico 14, largamente utilizado pela indústria eletrônica, para fabricação de chips, devido as suas qualidades como semicondutor. É, depois do oxigênio, o elemento mais abundante na Terra.
Sinal Power Good é uma proteção para o computador.sua função, nas fontes, é comunicar á maquina que a fonte esta apresentando funcionamento correto.
Slave Escravo, sempre que conectamos dois HDs na mesma porta IDE, um deverá ser configurado como master (mestre) e outro como slave. O HD configurado como master será o usado para dar o boot e receberá a letra C: dentro do Dos/Windows. O slave receberá letras seqüenciais, D:, E:, etc
Software É a parte lógica do sistema computacional. São os sistemas operacionaisl, os aplicativos, programas, linguagens e documentos.
Surto é um pequeno aumento de voltagem de curta duração, comum quando há vários aparelhos elétricos de alta potencia por perto.quando estes são ligados ,a voltagem extra é dissipada através de toda a rede.
Transferência Ato de transferir arquivos de um disquete para o disco rígido de um computador e vice-versa ou entre dois computadores ligados em rede conectados ou não à Internet.
Transistor [Ing. Acrôn. Transfer + Resistor] Componente de circuito eletrônico constituído por material semicondutor, que controla o fluxo de corrente. Foi desenvolvido, em 1947 nos laboratórios Bell Telephone, nos EUA. Em relação as antigas válvulas as quais substituiu, tem como vantagens o baixo consumo de energia e o fato de não esquentar. Devido também a sua reduzida dimensão, promoveu uma verdadeira revolução na indústria eletrônica, permitindo o surgimento de uma nova geração de equipamentos de menor porte, incluindo os computadores
Unix Sistema operacional, multiusuário e multitarefa, desenvolvido, no início da década dos 70, por Ken Thompson e Dennis Ritchie, no Bell Laboratories da AT&T. Escrito na linguagem C, podia ser executado em diversos sistemas operacionais. Embora fosse flexível, exigia do usuário possuisse bons conhecimentos em computação. Quando surgiu, foi distribuído gratuitamente, o que permitindo inúmeras versões.
Upgrade [Ing.] (Elevação).Termo que designa a versão mais nova de um programa.
Vírus Programa desenvolvido com intenção nociva, que inserido em um computador, pode causar queda da sua performance, destruição de arquivos e disco rígido, ocupar espaço livre de memória, entre outros danos. As formas mais comuns de contaminação são os disquetes e arquivos enviados por correio eletrônico.
Wi-Fi [Sigla em inglês para Wireless Fidelity ] (Fidelidade sem Fio) Certificação concedida pelo WECA para equipamentos baseados no padrão IEEE 802.11b.
Windows Windows (3.1, 95, 98, NT, 2000, ME, XP) e DOS são os sistemas operacionais mais conhecidos do mercado, desenvolvidos pela Microsoft. Um sistema operacional é um programa indispensável para fazer o computador funcionar. Existem ainda outros não muito usados em ambiente doméstico: UNIX, Linux, MAC-OS, etc.
Xeon Linha de processadores Intel destinada à servidores. Existem tanto o Pentium II Xeon, quanto o Pentium III Xeon, estas versões diferenciam-se dos processadores para micros de mesa por trazerem até 2 MB de cache, sempre operando na mesma freqüência do processador. Outra vantagem é a possibilidade de utilizar até 8 processadores na mesma placa mãe. Entretanto o Xeon é extremamente caro, já sendo uma opção discutível para servidores, quanto mais para um micro doméstico. Um Xeon com 2 MB de cache pode custar mais de 4.000 dólares. Pronuncia-se "Zion".
ZIF Zero Insertion Force. É um padrão de encaixe utilizado pela maioria dos processadores com encaixe em formato de soquete. Para instalar ou desinstalar o processador, basta levantar uma alavanca ao lado do encaixe, encaixar o processador e baixa-la novamente. Não é preciso fazer força para realizar o encaixe, daí o nome.
Adsl
Sigla de Asymmetric Digital Subscriber Line. É uma tecnologia de Banda Larga que utiliza a linha telefônica para o acesso. O termo Asymmetric no nome indica que as velocidades de download e upload não são iguais.
Barramento
É um conjunto de linhas de comunicação que permitem que diferentes dispositivos eletrônicos se comuniquem (ex. Processador, memória e disco rígido).
Barra mento Frontal
O barramento frontal (ou Front-Side Bus) é o barramento que transporta os dados entre o Processador (CPU) é o chipset da placa-mãe (Northbridge).
Bit
É um dígito binário que pode conter valor lógico 0 ou 1 (também referenciados como falso ou verdadeiro, respectivamente). Dígitos binários são a unidade básica para o armazenamento de informações e comunicação em computação.Um bit pode ser definido como uma variável ou quantidade computada que pode ter apenas dois valores possíveis, 0 ou 1.Bit também é uma unidade de medida e representa um dígito binário. Seu símbolo é a palavra bit ou apenas a letra b (minúscula), sendo a segunda forma a recomendada pelo padrão IEEE 1541-2002.
Business case
É o documento que provê a informação necessária do ponto de vista do negócio para determinar se um projeto vale ou não o esforço de um investido.
Byte
Uma coleção ordenada de bits. Embora não exista uma padrão, o tamanho comum para um byte são 8 bits. (Ver Bit). Historicamente, o tamanho de um byte era determinado pelo número de bits necessários para se representar um único caractere e o tamanho do byte pode ser encontrado em variações entre 5 e 12 bits.
Batch(lote)
Pacote de instruções que executa várias ações.
Cat-6
Também conhecido por Categoria 6, o Cat-6 é o padrão para redes Gigabit (especificação IEEE 802.3z Gigabit Ethernet) e possui retro-compatibilidade com os padrões Cat-5, Cat-5e e Cat-3.
Ciclo de Clock
É o sinal usado para sincronizar dois ou mais circuitos eletrônicos.Um sinal de clock (ou relógio) oscila entre dois estados, alto e baixo. A duração em cada um destes estados é definida pelo ciclo de trabalho e costuma ser de 50% para cada estado, gerando assim uma onda quadrada.Circuitos que utilizam o sinal de clock podem se tornar aptos a receber/transmitir dados em qualquer um dos estados ou até mesmo em ambos, como no caso das memórias DDR-SDRAM (veja DDR).
CPU
Abreviação de Central Processing Unit ou Unidade Central de Processamento (UCP).É um processador ou microprocessador capaz de executar instruções de software. Nos computadores de uso pessoal (PC) estas CPUs são divididas em unidade de controle e unidades de execução.Quando todos os componentes do processador são montados em um único chip é dado o nome microprocessador. DDR
É o nome mais usado para a memória DDR-SDRAM (Double Data Rate Synchronous Dymanic Random Access Memory), ou memória de acesso aleatório dinâmica síncrona de dupla taxa de transferência.É um circuito integrado utilizando em computadores para armazenar dados que consiste em transferir dois dados por ciclo de relógio (veja também Clock) de forma a obter o dobro de desempenho teórico em relação a técnica SDRAM quando sobre a mesma frequência de clock.
Enic
Primeiro computador do mundo pesava aproximadamente 30 toneladas ,era necessário de 20 á 40 homens para funcionar.
Fusível
Preteje de sobrecarga de pouca duração
Gabinet
Função armazena e protege o hardware
Post a Comment