A História da criação do Google
História de criação do Google.
A quantidade de informações na Internet é tão grande e tão diversificada que é praticamente impossível encontrar tudo o que se precisa sem o uso de um mecanismo de busca. Existem ferramentas de procura muito boas na Internet, como o Altavista, o AlltheWeb, o Yahoo e o MSN. No entanto, nenhum desses sites consegue ter a amplitude do Google. Existem boas razões para isso. Para começar, o Google atualiza sua base de informações diariamente. Aqui no InfoWester, por exemplo, notamos todos os dias a presença do crawler Googlebot, um "robô" do Google que busca por informações novas em tudo o que for site. Isso é realmente interessante porque cerca de 3 dias depois de uma matéria ser publicada no InfoWester já é possível encontrá-la no Google. Outros mecanismos de busca também possuem crawlers, mas eles são menos eficientes em termos de atualização e de classificação de informações.
A história do Google começa em 1995 com a criação de um sistema chamado BackRub, criado na Universidade de Stanford por dois estudantes de doutorado de ciência da computação: Sergey Brin, russo, 23 anos e Larry Page, americano e com 24 anos de idade. O BackRub ganhou alguns aperfeiçoamentos e em 1998 a ferramenta ganhou o nome de Google e a empresa Google Inc. foi fundada. Quando isso aconteceu, a equipe da empresa saiu da Universidade de Stanford (mantinham os computadores que rodavam o Google em seus dormitórios) e foi para a casa de uma amiga dos fundadores do Google. À medida que a empresa crescia uma série de pessoas se juntavam ao Google, entre elas o CEO Eric. E. Schmidt, que trabalhou na Novell e Sun Microsystems, Wayne Rosing, presidente de engenharia, que trabalhou em importantes empresas de tecnologia, como a Sun Microsystems e a Apple, e Urs Hölzle, professor da Universidade da Califórnia que trabalhou no desenvolvimento de compiladores para Smalltalk e Java.
O nome Google, cuja pronúncia em português é "gugol", é um trocadilho com o termo Googol, nome usado pelo matemático Milton Sirotta para representar o número 1 seguido de 100 zeros (ou 10 elevado a 100). Segundo o Google, esse nome foi escolhido pra refletir a missão da empresa: a de organizar a enorme quantidade de informações disponíveis na Internet.
Com tanta sofisticação oferecida, uma pergunta pode aparecer na mente dos usuários mais assíduos da Internet: o que seria da "grande rede" sem o Google? Encontrar uma resposta para isso é difícil. Talvez surgiria um outro mecanismo tão eficiente quanto ou talvez ficássemos condicionados às limitações das alternativas existentes.A questão é que o Google é um empreendimento sério, feito, mantido e constantemente aprimorado por um time altamente qualificado de engenheiros e cientistas da computação. O nome Google ou o termo "googlar" não virou sinônimo de busca por uma jogada de marketing ou por um simples modismo, mas sim por se focar naquilo que oferece: a busca de informações. O Google não seguiu o caminho de concorrentes, que passaram a dar prioridade a formas de obter lucros ao invés de aperfeiçoar as buscas em si. Mesmo que alguns não queiram ou não aceitem essa idéia, o Google é o melhor meio existente para aproveitar tudo o que a Internet oferece. O Google representa uma das maravilhas da computação e não há dúvidas de que é um regente na Web que não ignora idiomas, sistemas operacionais, culturas, idéias, credo, entre outros. No Googlehá espaço para tudo e para todos.
Post a Comment